Home / Criação de Sites / Tutorial para WordPress / WordPress como Ferramenta para Lojas Virtuais
dinheiro internet loja virtual wordpress

WordPress como Ferramenta para Lojas Virtuais

Quando o CMS WordPress foi lançado, existiam poucas lojas virtuais. Lojas virtuais era uma tecnologia usada por poucas empresas. Os motivos eram diversos, primeiro, porque a população não tinha tanto acesso, logo, as vendas eram baixas; e segundo, porque era complicado programar um sistema do zero, ainda mais quando o conhecimento não era tão difundido. Esse panorama restringia o acesso ao uso de lojas virtuais a poucas empresas de grande porte, que teriam como arcar com os altos custos de implementação de lojas virtuais nessa época.

Veja nosso artigo “10 motivos para você ter uma loja virtual”.

Hoje, com um panorama muito diferente, todos esses empecilhos que restringiam o acesso de pequenos empresários à lojas virtuais para seus negócios foram solucionados: há muitas pessoas com acesso à internet e comprando produtos; e também é possível criar lojas virtuais do zero, mesmo que não se entenda nada de linguagens específicas.

A solução está no WordPress, uma plataforma inicialmente desenvolvida para criação de blogs e sites, capaz de criar projetos de websites e lojas virtuais do zero em poucos cliques, oferecendo alta rentabilidade e um espaço seguro para os clientes e os lojistas.

Utilizando o WordPress como Ferramenta para Lojas Virtuais.

O WordPress é uma ferramenta simples de ser utilizada, mas ela sozinha não possibilita a criação de uma loja virtual. Para a criação da sua loja virtual, você precisará apenas baixar e instalar o plugin Woocommerce, mas como sempre o visual da sua loja virtual é determinante para as vendas de seus produtos e para ter um layout profissional sem muito trabalho precisará também de  um template para e-commerce e para oferecer boas formas de entrega pagamento precisará do plugin dos Correios e do Pagseguro ou BCash.

Mas se você não tem intimidade com essa plataforma, nós vamos te ajudar a dar os primeiros passos na criação da sua loja. Siga as nossas dicas e conselhos abaixo, depois comente com suas dúvidas.

Confira!

1 – Escolha um template próprio

No WordPress, um dos motivos que o levou a fazer tanto sucesso é que ele oferece templates, ou seja, design em geral, profissional, gratuitamente ou por baixo custo, e facilmente manipulável.

Sendo assim, se você quer abrir um e-commerce, o ideal é escolher um template desse estilo, como o do Submarino e Americanas.

2 – Faça as integrações com pagamento

Se o template não oferecer integração da escolha do carrinho com o pagamento, será preciso que você integre com plug-ins. Apesar de o nome não ser tão famoso, eles são apenas programas simples que executam determinadas funções.

Assim, poderá instalar métodos de pagamentos profissionais, como cartão de crédito e boleto bancário.

3 – Mantenha o ambiente seguro

Por fim, o WordPress apresenta uma série de funcionalidades de segurança, desde backup até correção de falhas. Instale diversos plug-ins e faça mudanças para que a sua loja seja segura e confiável.

 

E você, já usou alguma ferramenta para criação de lojas virtuais? Compartilhe conosco. Vamos trazer mais novidades sobre esta ferramente em breve em nossos artigos.

About Bruno Rodrigo Souza

Fundador da Agência Digital Web Absoluta e do Portal Seu Negócio na Internet, formado em Engenharia de Produção pela UFF-RJ. Trabalha com internet desde 2008. Especialista em SEO, Marketing Web e Wordpress. Escreve artigos sobre web empreendedorismo e Wordpress para o Portal Imasters e para Escola Wordpress

One comment

  1. Belas dicas,irei usa-las em meu Portal de Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*