Home / Criação de Sites / Tutorial para WordPress / Dicas de Segurança WordPress – Como Manter os Spams Longe do seu WordPress

Dicas de Segurança WordPress – Como Manter os Spams Longe do seu WordPress

Sabemos que manter os Spams longe do seu WordPress é uma das partes mais desagradáveis na rotina administrativa de um site WordPress. Assim que colocamos um site no ar e começamos a ter tráfego, muitos comentários são deixados nos posts.

O grande problema é que muitos desses comentários nos posts do WordPress são spams, muitas vezes em idiomas diferentes alguns até incomuns. Geralmente esses comentários estão sempre acompanhados de links para outros sites.

Os spams são uma espécie de “lixo virtual” é por isso que precisamos mantê-los longe dos nossos sites.

Mas como manter os spams longe do seu WordPress? Vamos falar sobre isso nos tópicos seguintes:

Como ativar a Moderação de Comentários no WordPress

Ativar a moderação de comentários do WordPress é uma das primeiras opções para controlar os comentários recebidos nas postagens assim poderá aprovar ou reprovar comentários evitando que os spams sejam publicados automaticamente.

Para ativar a moderação siga os seguintes passos:

  • Acesse o painel de administração do seu WordPress;
  • Siga para: Configurações > Discussão. Aqui se encontra diversas opções para a moderação dos comentários.

Nessa área é possível escolher entre algumas opções para evitar spams e diminuir o trabalho com a moderação, observe a imagem:

spams wordpress

Perceba que na terceira opção os comentários que contiverem mais de 2 links ficarão retidos na fila de moderação. Isso porque os spams costumam ter vários links.

Além disso, existem alguns plug-ins próprios para manterem os spams longe do WordPress, vamos conferir:

Plugins para Controle de Spams nos Comentários do WordPress

Plugin Akismet Anti-Spams

akismet antispam wordpress

Este é o top plugin AntiSpam o Akismet é o mais usado para esta finalidade e arrisco dizer até que seja o mais eficiente e de fácil utilização.

O interessante deste plugin é que ele analisa as informações de milhares de sites WordPress possibilitando a identificação mais rápida de spams.

Para usar este serviço cadastre-se em wordpress.com para adquirir a chave API do akismet.

Plugin AntiSpam Bee 

plugin antispam

De fácil configuração este plugin é mais uma alternativa para proteger seu WordPress dos spams. Embora a página do plugin esteja em Alemão a configuração do mesmo é está em Inglês.

Growmap Anti Spambot

antispam wordpress

Este plugin possui uma fonte de dados de informação contra spams assim como o Akismet, ele apresenta também uma alternativa mais simples ao Captcha. Uma caixa onde o usuário marca como não sendo spammer.

Cuidado com Spam Disfarçado

Mesmo com todos esses cuidados é preciso ficar atento aos comentários do seu wordpress pode conter algum Spam disfarçado entre eles.

Alguns spammers adicionam a Url ao nome do usuário por isso é importante visitar o link antes de aprovar o comentário, se a página parecer suspeita exclua o comentário ou apenas a Url mantendo o comentário.

Para evitar que spams prejudiquem seu site caso passem despercebidos na moderação pode usar o atributo (rel=”nofollow”) nos links dos comentários para isso precisa de conhecimento dos códigos para editar o arquivo dos comentários do template.

Para quem não possui ainda este conhecimento sempre podem recorrer á ajuda dos plug-ins Nofollow Links e Smart DoFollow

Enfim essas são as nossas dicas para proteger seu wordpress contra spams nos comentários assim limita em grande número a quantidade dos spams e mantém seu site limpo.

Agora nos conte como você proteger seu wordpress contra spams.

About Angelita Souza

Apaixonada por leitura e escrita desde a infância, começou a trabalhar como Redatora em 2010, desde então trabalha com Wordpress e hoje faz Análise Profissional de Templates Wordpress para o Portal Seu Negócio na Internet. Também adora escrever sobre diversos assuntos inclusive poesias, cartas e músicas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*